O dia amanheceu nublado em Abu Dhabi e Enzo Ribeiro acordou aflito com a corrida. Sua noite foi de pouco sono onde estava nitidamente preocupado. Seria sua estreia na nova formula 1 e como tem se noticiado, ele é “A Grande promessa do Brasil” para essa temporada.
O Fato de estar nublado pode impactar o novo sistema de carregamento dos veículos, que desde 2030 possuem motores 100% elétricos. Sendo o sistema de recarga solar do autódromo um dos diferenciais. Outro detalhe importante é o carregamento por indução, onde em determinados pontos da pista ocorre a recarga das baterias dos veículos.
– É muito legal ver em funcionamento um sistema que até então só podia ser visto nos games, alguém ainda lembra do Top Gear 3000 de 1995? Era nessa pegada, meu pai conta que jogou muito. – Comentou Enzo para os repórteres.
Pontualmente, as 16h00 o xeique Omar Ali Youssef faz o brinde e as luzes do semáforo de largada se acendem. Inicia-se ali o tradicional período de 10 minutos que antecede a volta de apresentação. Enzo larga em terceiro e ficar atrás do piloto da pole, lhe garante uma posição estratégica.
Os técnicos das equipes começam a se movimentar pas os boxes e as luzes mudam, indicando 5 minutos. As mãos de Enzo apertam incessantemente o couro sintético do volante. Algumas luzes do painel piscam e o marcador da bateria exibe carga total. O suor ultrapassa a camiseta e ele sente o macacão molhado nas costas. Ali um filme passa em sua cabeça, mas ele foca nos dias que treinou nos simuladores.
Vem as auzes de 3 minutos e Enzo lembra do apoio que recebeu de sua equipe, mas seu pai é figura central em seus pensamentos. “Será que o velho vai ficar feliz se eu chegar entre os cinco primeiros?” afoito, ele pensa. Um pingo de suor cai em seu olho esquerdo. Ele solta as mãos dos volante e precisa alongar os dedos para aliviar a tensão. Em seguida, abre a viseira do capacete e consegue secar o olho.
Mais duas luzes se apagam e ele lembra que ainda faltam longos 60 segundos. Então ele fecha a viseira do capacete, reposiciona as mãos no volante e percebe que a carga da bateria foi para 98%. Surge a preocupação com uma possível fuga de energia e ele avisa no rádio. O engenheiro chefe lhe tranquiliza:
– É normal cara, as vezes nesses 10 minutos os carros podem perder até 3 ou 4% da carga. Respira e acelera!
Ele mal consegue responder e solta apenas um tímido “ok, obrigado”, que a interferência e a estática quase abafam por completo. A sua cabeça tenta processar o que lhe foi dito e outras luzes se apagam indicando que faltam 15 segundos. Ele se lembra do primeiro beijo em Sophia, sua atual namorada e vem uma excitação.
A Adrenalina começa a ser liberada em seu organismo, o coração salta a uma frequência de 120, 125… 130. As luzes verdes surgem e eles largam para volta de apresentação. A cada curva o vento refresca e o suor se torna imperceptível. O carro está bem ajustado e o Enzo se sente confiante para mais um pódio em sua carreira.